Estudo 10 Sobre Missões

 

Palavra

Texto

OS ÁRABES SHUWAS DE NÍGER

População: 1.600.000;

63.000 em Camarões;

100.000 na Nigéria;

1.400.000 no Chade.

 

Idioma principal: Àrabe

Bíblia: Algumas partes

Religião principal: Islamismo

Cristãos: 0%

 

Os árabes shuwas são conhecidos também como os árabes do Saara. Vivem em vários países. Os de Níger vivem na região sudeste. Os shuwas são um povo com características variadas: os do leste são afro-asiáticos, enquanto os do sul arabizados.

A maioria é de pastores nômades, embora alguns tenham se tornado agricultores. Os shuwas nômades vivem em um círculo de tendas protegidos por uma cerca de espinhos. Suas cabanas são construídas com esteiras de folhas de palmeiras trançadas, fáceis de enrolar e carregar nos camelos durante suas longas caminhadas. Eles afirmam que se mudaram para estas regiões desde a Tripolitânia ( Líbia ) há uns 250 anos. As secas têm trazido fome aos shuwas, mas também têm criado oportunidades para os cristãos lhes mostrarem o amor. Além do Novo Testamento, o filme "Jesus" está traduzido para seu idioma.

 

MOTIVOS DE ORAÇÃO

 

1. Que uma igreja brasileira possa adotar este povo.

2. Que Deus chame missionários que possam ir em equipes para alcançar os shuwas com o evangelho em pontos estratégicos, como os lugares em que eles se fixam durante o inverno ou os mercados onde comercializam seus produtos.

3. Que haja crentes profissionais dispostos a viver entre os shuwas para ensinar-lhes sobre a plantação de legumes, sistemas de esgoto, saúde.

4. Que possam preparar literatura evangélica para eles. Que Deus poderosamente o filme "Jesus" para a conversão desse povo tão necessitado.

OS ÁRABES IEMENITAS DO IÊMEN

População: 1.900.000

Idioma principal: Árabe

Bíblia: N.T. em árabe moderno

Religião principal: Islamismo

Cristãos: 0%

 

Eles se consideram descendentes de Joctã ( Gn 10:25 ). Em comparação com os demais árabes, os iemenitas têm sido mais sedentários. Constróem suas aldeias como fortalezas; os tetos são planos e as mulheres os utilizam para secar roupas. Os quartos possuem tapetes e cada pessoa deve tirar os sapatos antes de entrar. Perto das paredes há almofadas e colchões para recostar. Tomam café, utilizam esterco seco ao invés de lenha para o fogo. Em sua dieta, encontram-se pão de trigo, carne e frango fervido. A taxa de mortalidade infantil é de 173 para cada mil nascimentos. Por esse motivo, parteiras cristãs preparadas como missionárias fazedoras de tendas poderiam ser de grande ajuda a este povo. Na última guerra civil de maio de 1994, o governo muçulmano dos iemenitas do norte conquistou a parte socialista do sul. Dessa forma, o Islamismo ortodoxo agora controla toda a República do Iêmen.

 

MOTIVOS DE ORAÇÃO

 

1. Que alguma igreja brasileira possa adotar este povo.

2. Que muitos crentes possam ir como missionários fazedores de tendas ( precisa-se de professores de inglês, especialistas em silvicultura, hidrogeologia, energia solar, turismo, informática, enfermagem e medicina ).

3. Que Deus destrua as barreiras do Islamismo para poder alcançar os iemenitas.

4. Que os poucos crentes iemenitas sejam fortalecidos pelo Senhor e tenham oportunidades para testemunhar.

5. Que programas de rádio transmitidos das Ilhas Seicheles possam dar fruto.

OS ARRUACOS DA COLÔMBIA

População: 5272 ( 1994 )

Principal língua: Família Linguística Chibcha

Bíblia: Tradução em processo

Religião principal: Tribal animista

Cristão: Alguns crentes e alguns católicos nominais

Nomes alternativos: Ica, ljca, Bintuk

 

Vivem nas altas escarpas meridionais da Serra Nevada de Santa Marta, ao norte da Colômbia. Sua economia é agrícola e principalmente bovina. O estilo de suas casas varia de acordo com o clima, assim como o material com que a constróem, às vezes de barro, com o teto de capim, e às vezes com cimento e zinco. Não vivem em aldeias, a não ser em suas próprias propriedades, e as casas que existem nas aldeias são para usos sociais, políticos e religiosos.

Os transportes de seus produtos comerciais se realiza em mulas, cavalos, vacas, touros e asnos, os mesmos que também utilizam para montaria. Tecem suas próprias roupas, com suas particularidades, como ponchos brancos com listas coloridas e chapéus altos, quase pontiagudos. Também mastigam a folha de coca como algo místico. São animistas fortemente arraigados a suas tradições.

 

MOTIVOS DE ORAÇÃO

 

1. Que alguma igreja brasileira possa adotar este povo.

2. Que seja fundada a primeira igreja cristã entre os arruacos.

3. Que possam ser guardados de falsas doutrinas.

4. Que os missionários cristãos sejam guardados das forças armadas revolucionárias e dos narcotraficantes que se refugiam nas montanhas e subjugam as tribos indígenas.

5. Que o trabalho da tradução da Bíblia não encontre oposição por parte dos líderes arruacos.

6. Que haja cristãos dispostos a ajudá-los nos postos de saúde do governo, estabelecidos na área.

OS AZERBAIJANIS DO AZERBAIJÃO

População : 6.800.000

Em outros países: 8.200 no Irã; 38.000 no Iraque; 530.000 na Turquia

Idioma principa: Azerbaijão

Bíblia: Tradução antiga de Bíblia ( 1891 ); N.T. (1982); algumas partes, inclusive em braile.

Religião principal: Islamismo xiita

Cristãos: 0%

 

 Os azerbaijanis são um grupo turco. É o maior dos que vivem no Cáucaso, a sudoeste do Azerbaijão. Há entre eles execelentes cientistas que têm realizado importantes descobertas para o desenvolvimento da indústria petroquímica soviética.

 Após 50 anos de prisão anti-religiosa, os azerbaijanis abandonaram muitas de suas práticas. Por esse motivo, em Baku, capital do Azerbaijão, com uma população muçulmana mais numerosa do que em qualquer outra cidade ex-soviética, há somente duas mesquitas. Nas áreas rurais, o Islamismo mistura-se com tradições semi-animistas, por exemplo: o jeddin, que é uma festa em que cultuam seus antepassados.

 

 

MOTIVOS DE ORAÇÃO

 

1. Que alguma igreja brasileira adote este povo.

2. Que os 90 crentes azerbaijanis ( aproximadamente ), e os muitos outros que o são em segredo, sejam guardados do inimigo.

3. Que haja de quatro a cinco novas comunidades de crentes e, pelo menos, 100 novos discípulos pelos próximos anos.

4. Que haja "turistas" dispostos a testemunhar de Cristo; os mais eficazes poderiam ser os de línguas russa, persa ( farsi ) e turca.

OS BAKTIARIS DO IRÃ

População: 850.000

Idioma principal: Luri

Bíblia: Não há dados disponíveis

Religião principal: Islamismo xiita

Cristãos: 0%

 

 Os baktiaris são uns dos últimos povos nômades que percorre incansavelmente as planicíes e montanhas da Ásia ocidental. Pecorrem a pé pelos montes Zagros, cruzam platôs férteis e vales, agrupam-se em centros de pequenas aldeias nas áreas mais baixas. Interrompem a marcha junto ao curso de algum rio, para trabalhar na agricultura. Vivem em tendas de pele de cabra.

 Seguem o gado em busca de pastos, para não morrerem de fome e frio. Suas viagens são perigosas pois, algumas vezes há charcos pelo caminho, que chegam a ter quase um metro de profundidade e por ali passam mulheres, crianças e os animais carregados com todo os pertences das famílias. Com freqüência morrem alguns de seus homens e animais.

 

MOTIVOS DE ORAÇÃO

 

1. Que alguma igreja brasileira possa adotar este povo.

2. Que se abram portas para a entrada de missionários entre esse povo.

3. Que haja crentes corajosos que possam ir como fazedores de tendas.

4. Que Deus abra os olhos desse grupo de muçulmanos.

5. Que seja traduzida uma literatura bíblica entre eles.

OS BALKARES DA RÚSSIA

População: 76.000

Idioma principal: Karachai-balkar

Bíblia: Não há

Religião principal: Islamismo

Cristãos: 0%

 

 

 Os balkares têm sua origem nos grupos tribais ao norte dos montes Cáucaso, que durante o seculo XII foram intregados aos turcos Kipchak. Sob a opressão dos mongóis, os balkares foram viver nas montanhas e declararam sua indepedência no século passado, vivendo nos vales férteis do Cáucaso. A integreção com o império russo, e nem a posterior vivência com a União Soviética, causaram alteração no estilo de vida desse grupo islâmico. Ainda hoje permanecem ilhados dos outros grupos humanos.

 Não se tem conhecimento de nenhuma obra missionária que tenha esse povo como alvo.

 

MOTIVOS DE ORAÇÃO

 

1. Que alguma igreja brasileira adote este povo.

2. Que a Bíblia possa ser traduzida na língua desse povo e distribuída.

3. Que as igrejas cristãs situadas mais próximas a Balkaria sejam desafiadas a alcançar este povo.

4. Que seja iniciada uma obra missionária entre os balkares que habitam as zonas urbanas; que se convertam os intelectuais.

5. Que se organizem grupos de intercessão nas igrejas de língua russa na Balkaria, com o intuito de alcançar esse povo.

OS BALUQUES DO PAQUISTÃO

População: 3.679.000 ( 1.000.000 em Karachi )

Em outros países: 1.240 no Irã; 200.000 no Afaganistão; 200.000 em Oman; 20.000 no Turcomenistão

Idioma principal: Baluchi

Bíblia: Algumas partes

Religião principal: Islamismo sunní

Cristãos: 0%

 

 Os baluques são, em parte, descedentes dos impérios do rei Dario, do tempo de Daniel. A maioria do povo vive no Baluquestã, porém alguns deles foram em busca de melhores alternativas na cidade de Karachi. Esse grupo é conhecido por sua honestidade e por seu sentimento de de comunidade. São sinceros e muito mais aberto que outros grupos no Paquistão. São conhecidos por sua hospitalidade. Ao emigrarem para Karachi, os baluques abandonaram a vida semi-nômades que tinha no Baluquestão. Essa atitude destruiu sua indentidade cultural. São despresados pelos outros grupos de muçulmanos e, por outro lado, não têm possibilidade de trabalho e, nem o governo, que é muçulmano, se preocupa com isso.

 Há um sentimento geral de insatisfação, ira e desespero entre esse grupo que é muito pobre.

 

 

MOTIVOS DE ORAÇÃO

 

1. Que alguma igreja brasileira adote este povo.

2. Que o Baluquestão se abra a obreiros estrangeiros.

3. Que os povos jovens baluques que declararam sua fé em Cristo, vençam o temor e a oposição de seus familiares, e que seja fundada a primeira igreja cristã em Karachi.

4. Que Deus guie os missionários que se encontre entre os baluques e levante mais obreiros capacitados, sensíveis à cultura desse povo.

5. Que o evangelho seja compartilhado aos 50 ( aproximadamente ) baluques que estudam nos Estados Unidos. Que aqueles que se converterem sejam discipulados e voltem a sua terra com a boa nova.

OS BANJARES DA INDONÉSIA

População: 2.100.000

Idioma principal: Banjar ( porém, o oficial é o indonésio )

Bíblia: Não há em banjar ( mas há em indonésio )

Religião principal: Islamismo

Cristãos: 0%

 

 

 Os banjares vivem no kalimantam do Sul, na Indonésia. Eles tem recebido muita influência da cultura malaia e da javanesa. Vivem da agricultura, do comércio e do artesanato. Além disso, também extraem petróleo e diamantes. Possuem um estilo próprio de arquitetura, com um tipo de casa que flutua sobre troncos, adaptado para uma área pantanosa em uns 25 por cento.

 Os banjares vivem espalhados em mais de 2.300 aldeias, entre as quais não há uma única igreja. O índice de alfabetizados é alto, porém não existe nenhuma literatura bíblica em banjar. Possuem jornais, emissoras de rádio e televisão, porém não há nenhum programa evangélido em sua língua. Há carros, transporte fluvial e aéreo ( 4 companhias voam regularmente em terras banjares ), entretanto, nenhuma agência, igrejas ou missionários, têm tentado alcançá-los.

 

 

MOTIVOS DE ORAÇÃO

 

1. Que alguma igreja brasileira adote este povo.

2. Que as igrejas indonésias procurem alcançar os banjares.

3. Que se traduzam produzam e distribuam partes da Bíblia e literatura cristã em banjar.

4. Que se iniciem transmissões cristãs em suas línguas.

5. Que os missionários fazedores de tendas aproveitem as portas que o governo abriu para professores de inglês, ciências e computação.

OS BEDUÍNOS DA ARGÉLIA

População: 2.500.000

Idioma Principal: Diversos dialetos

Bíblia: Não há dados disponíveis

Religião Principal: Islamismo

Cistãos: 0%

 

Os beduínos da Argélia representam somente 10% de toda população, porém dispersa-se por uma extensão que compreende 90% do território. Os beduínos espalham-se com seu gado pelo deserto durante a estação das chuvas e se estabelecem ao redor dos poços de água durante o árido verão.

Vivem em tendas feitas com pelo de cabra e se alimenta com produtos próprios de sua economia proveniente do gado, já que não praticam a agricultura.

Sua forma de organização social é patriarcal e tribal, baseada fundamentalmente, em grandes famílias. Atribuem grande importância à hospitalidade, ao valor pessoal, à generosidade, à dignidade e à honra, à vingança e ao perdão, à independência e ao lazer. Recentemente começaram a fixar-se devido à política centralizadora dos países por cujos territórios se espalharam. Os beduínos da Argélia não são um grupo uniforme. Entre eles há diversos povos com raízes comuns, porém com características, costumes e dialetos diferentes.

 

MOTIVOS DE ORAÇÃO

 

1. Que alguma igreja brasileira adote este povo

2. Que Deus proteja os crentes estrangeiros que vivem na Argélia e dão testemunho de Jesus Cristo (grupos extremistas têm assediado os estrangeiros que residem neste país).

3. Que os cristão beduínos (uns 200, dispersos pelos diferentes povos), sejam fortalecidos pois recebem muita pressão.

4. Que o Senhor providencie os meios para se conseguir os vistos legais para as equipes missionárias que venham a trabalhar com esse grupo.

5. Que os crentes que possuem contatos comerciais com esses beduínos aproveitem essas oportunidades esporádicas para dar testemunho do Salvador.

OS BEDUÍNOS DO EGITO

População: 1.100.000

Idioma principal: Árabe

Bíblia: N.T. ; Algumas partes

Religião Principal: Islamismo

Cristão: 0%

 

O Egito deve sua vida ao rio Nilo, cujas águas fluem como um precioso tesouro através de todo o território. Para os egípcios, tudo foi criado pelo Nilo: o tempo, o espaço, a terra e o homem. a maioria dos egípcios vive ao longo desse rio, em uma faixa que forma o vale do Nilo. Há, porém, um grupo menor, os beduínos, chamados de "os habitantes do deserto", que tem conseguido sobreviver no solidão das vastas e áridas extensões do deserto. Têm uma vida tipicamente nômade, levando seus animais de um lado a outro, em busca de pastagens.

 

MOTIVOS DE ORAÇÃO

 

1. Que alguma igreja brasileira adote este povo.

2. Que Deus levante missionários dispostos a viver com esse povo nômade.

3. que haja literatura cristã disponível para esses beduínos.

4. Que os crentes egípcios se proponham a alcançar esse povo com o evangelho.

5. Que os beduínos que optaram viver em cidades, também sejam alcançados.

OS BEJAS DO SUDÃO

População:1.600.000

Em outros países: 120.000 em Eritrea

Idioma principal: To-bedawie

Bíblia: Não há dados disponíveis

Religião principal: Islamismo

Cristão: 0%

 

Os bejas são formados por numerosas tribos, entre as quais se encontram as de ababda, beni-amer, bisharím, bogo, tigré e outras. Habitam em áreas entre o Nilo e o Mar Vermelho e ao norte do Sudão. Converteram-se ao Cristianismo no ano 600, porém, no ínicio do século XIV, trocaram de religião, abraçando o Islamismo e, continuam muçulmanos ainda hoje. Cultivam o trigo e se alimentam principalmente de leite, manteiga e carne, proporcionados pelas ovelhas e cabras. Os bejas são compostos por pequenos grupos e acampam em tendas retangulares feitas de armação de galhos cobertos por plantas e folhas de palmeiras. Praticam a circuncisão e a clitoridectomia (extração do clitóris). Quando as circunstâncias são favoráveis, seguem a tradição mulçumana de casar-se com uma prima, porém, o homem deverá pagar altos dotes. a poligamia é permitida, porém nào é muito adotada. Um conselho dos chefes de família decide os assuntos da tribo; sendo que o chefe propriamente dito, possui autoridade limitada.

 

MOTIVOS DE OAÇÃO

 

1. Que uma igreja brasileira adote este povo.

2.Que os missionários fazedores de tendas possam trabalhar entre os bejas ( o governo sudanês mantém severas restrições aos estrangeiros que residem fora de Kartum, a capital).

3. Que Deus liberte os bejas do espiritismo, que é tão comum entre eles.

4. Que os bejas se convertam a Cristo e sejam libertados do crescente alcoolismo e imoralidade.

5. Que se iniciem transmissões de programas de rádios cristãos, em seu idioma.

OS BERBERES NEFUSAS DA LÍBIA

População: 150.000

Idioma principal: berbere

Bíblia: Não há

Religião principal: Islamismo

Cristão: 0%

 

Os Nefusas são um grupo berbere que habita uma área montanhosa, estreita e longa chamada Jabal Nafusa, na região da Tripolitânia, a noroeste da Líbia. A oliveira, a figueira e a palmeira proporcionam os alimentos básicos a esse local semi-árido, em que as reservas de águas são limitadas. Criam, também, ovelhas e cabras.

Os nefusas são muçulmanos da seita herética dos ibadies (como os jerbas da Tunísia). Rejeitam a ortodoxia sunní e proclamam um puritanismo de igualdade. É dada maior importância a Alá e não seu profeta. De fato, as mesquitas nefusas não se orientam na direção de Meca.

As pressões do governo Líbio, partidário do nacionalismo árabe, a situação de pobreza e o desenvolvimento petrolífero da Líbia, Têm feito que muitos nefusas (em sua maioria jovens ), emigrem para Trípoli e para outras cidades. O governo líbio acredita que os berberes nefusas, devido a essa situação, possam perder o sentido de identidade cultural na geração seguinte.

 

MOTIVOS DE ORAÇÃO

 

1. Que alguma igreja brasileira possa adotar este povo.

2. Que a Bíblia possa ser traduzida em sua língua.

3. Que a oposição dos nefusas ao Islamismos árabe, permita que venha a conhecer o Deus verdadeiro.

4. Que o Senhor abra as portas que se encontram fechadas pelo governo líbio, para que os missionários fazedores de tendas possam chegar com o evangelho até os nefusas.

5. Que os poucos crentes estrangeiros que têm acesso a Trípoli (capital da Líbia), tenha sabedoria para estabelecer contato com os nefusas que tenha emigrado para as cidades.