Estudo 9
O PODER QUE VENCE O MUNDO
GN 19:15 - E ao amanhecer os anjos apertavam com Ló, dizendo: levanta-te, toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui estão, para que não pereças no castigo da cidade.
GN 19:16 - Ele, porém, se demorava; pelo que os homens pegaram-lhe pela mão a ele, à sua mulher, e às suas filhas, sendo-lhe misericordioso o Senhor. Assim o tiraram e o puseram fora da cidade.
GN 19:17 - Quando os tinham tirado para fora, disse um deles: Escapa-te, salva tua vida; não olhes para trás de ti, nem te detenhas em toda esta planície; escapa-te lá para o monte, para que não pereças.
GN 19:18 - Respondeu-lhe Ló: Ah, assim não, meu Senhor!
GN 19:19 - Eis que agora o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e tens engrandecido a tua misericórdia que a mim me fizeste, salvando-me a vida; mas eu não posso escapar-me para o monte; não seja caso me apanhe antes este mal, e eu morra.
GN 19:20 - Eis ali perto aquela cidade, para a qual eu posso fugir, e é pequena. Permite que eu me escape para lá (porventura não é pequena?), e viverá a minha alma.
GN 19:21 - Disse-lhe: Quanto a isso também te hei atendido, para não subverter a cidade de que acabas de falar.
GN 19:22 - Apressa-te, escapa-te para lá; porque nada poderei fazer enquanto não tiveres ali chegado. Por isso se chamou o nome da cidade Zoar.
GN 19:23 - Tinha saído o sol sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar.
GN 19:24 - Então o Senhor, da sua parte, fez chover do céu enxofre e fogo sobre Sodoma e Gomorra.
GN 19:25 - E subverteu aquelas cidades e toda a planície, e todos os moradores das cidades, e o que nascia da terra.
GN 19:26 - Mas a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida em uma estátua de sal.
ÊX 23:23 - Porque o meu anjo irá adiante de ti, e te introduzirá na terra dos amorreus, dos heteus, dos perizeus, dos cananeus, dos heveus e dos jebuseus; e eu os aniquilarei.
ÊX 23:24 - Não te inclinarás diante dos seus deuses, nem os servirás, nem farás conforme as suas obras; antes os derrubarás totalmente, e quebrarás de todo as suas colunas.
LV 11:44 - Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto santificai-vos, e sede santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum animal rasteiro que se move sobre a terra;
LV 11:45 - porque eu sou o Senhor, que vos fiz subir da terra do Egito, para ser o vosso Deus, sereis pois santos, porque eu sou santo.
LV 18:1 - Disse mais o Senhor a Moisés:
LV 18:2 - Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Eu sou o Senhor vosso Deus.
LV 18:3 - Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes; nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual eu vos levo; nem andareis segundo os seus estatutos.
LV 18:4 - Os meus preceitos observareis, e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o Senhor vosso Deus.
LV 18:5 - Guardareis, pois, os meus estatutos e as minhas ordenanças, pelas quais o homem, observando-as, viverá. Eu sou o Senhor.
DT 7:1 - Quando o Senhor teu Deus te houver introduzido na terra a que vais a fim de possuí-la, e tiver lançado fora de diante de ti muitas nações, a saber, os heteus, os girgaseus, os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu;
DT 7:2 - e quando o Senhor teu Deus tas tiver entregue, e as ferires, totalmente as destruirás; não farás com elas pacto algum, nem terás piedade delas;
DT 7:3 - não contrairás com elas matrimônios; não darás tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos;
DT 7:4 - pois fariam teus filhos desviarem-se de mim, para servirem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós, e depressa vos consumiria.
DT 7:5 - Mas assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas colunas, cortareis os seus aserins, e queimareis a fogo as suas imagens esculpidas.
DT 7:6 - Porque tu és povo santo ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, a fim de lhe seres o seu próprio povo, acima de todos os povos que há sobre a terra.
JS 23:11 - Portanto, cuidai diligentemente de amar ao Senhor vosso Deus.
JS 23:12 - Porque se de algum modo vos desviardes, e vos apegardes ao resto destas nações que ainda ficam entre vós, e com elas contrairdes matrimônio, e entrardes a elas, e elas a vós,
JS 23:13 - sabei com certeza que o Senhor vosso Deus não continuará a expulsar estas nações de diante de vós; porém elas vos serão por laço e rede, e açoite às vossas ilhargas, e espinhos aos vossos olhos, até que pereçais desta boa terra que o Senhor vosso Deus vos deu.
1RS 19:18 - Todavia deixarei em Israel sete mil: todos os joelhos que não se dobraram a Baal, e toda boca que não o beijou.
2CR 30:6 - Foram, pois, os correios com as cartas, do rei e dos seus príncipes, por todo o Israel e Judá, segundo a ordem do rei, dizendo: Filhos de Israel, voltai para o Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, para que ele se volte para o restante de vós que escapastes da mão dos reis da Assíria.
2CR 30:7 - Não sejais como vossos pais e vossos irmãos, que foram infiéis para com o Senhor, Deus de seus pais, de modo que os entregou à desolação, como vedes.
2CR 30:8 - Não endureçais agora a vossa cerviz, como fizeram vossos pais; mas submetei-vos ao Senhor, e entrai no seu santuário que ele santificou para sempre, e servi ao Senhor vosso Deus, para que o ardor da sua ira se desvie de vós.
2CR 30:9 - Pois, se voltardes para o Senhor, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia diante dos que os levaram cativos, e tornarão para esta terra; porque o Senhor vosso Deus é clemente e compassivo, e não desviará de vós o seu rosto, se voltardes para ele.
ED 4:1 - Ora, ouvindo os adversários de Judá e de Benjamim que os que tornaram do cativeiro edificavam o templo ao Senhor, Deus de Israel,
ED 4:2 - chegaram-se a Zorobabel e aos chefes das casas paternas, e disseram-lhes: Deixai-nos edificar convosco; pois, como vós, buscamos o vosso Deus; como também nós lhe temos sacrificado desde os dias de Esar-Hadom, rei da Assíria, que nos fez subir para aqui.
ED 4:3 - Responderam-lhes, porém, Zorobabel e Jesuá e os outros chefes das casas paternas de Israel: Não convém que vós e nós edifiquemos casa a nosso Deus: mas nós sozinhos a edificaremos ao Senhor, Deus de Israel, como nos ordenou o rei Ciro, rei da Pérsia.
ED 4:4 - Então o povo da terra debilitava as mãos do povo de Judá, e os inquietava, impedindo-os de edificar;
ED 4:5 - e assalariaram contra eles conselheiros para frustrarem o seu plano, por todos os dias de Ciro, rei da Pérsia, até o reinado de Dario, rei da Pérsia.
NE 2:18 - Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, e bem assim as palavras que o rei me tinha dito. Eles disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra.
NE 2:19 - O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesem, o arábio, zombaram de nós, desprezaram-nos e disseram: Que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?
NE 2:20 - Então lhes respondi: O Deus do céu é quem nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos: mas vós não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.
SL 2:1 - Por que se amotinam as nações, e os povos tramam em vão?
SL 2:2 - Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos conspiram contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo:
SL 2:3 - Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.
SL 2:4 - Aquele que está sentado nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.
SL 2:5 - Então lhes falará na sua ira, e no seu furor os confundirá, dizendo:
SL 2:6 - Eu tenho estabelecido o meu Rei sobre Sião, meu santo monte.
SL 2:7 - Falarei do decreto do Senhor; ele me disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei.
SL 2:8 - Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e as extremidades da terra por possessão.
SL 2:9 - Tu os quebrarás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.
SL 2:10 - Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra.
SL 2:11 - Servi ao Senhor com temor, e regozijai-vos com tremor.
SL 2:12 - Beijai o Filho, para que não se ire, e pereçais no caminho; porque em breve se inflamará a sua ira. Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.
SL 18:37 - Persigo os meus inimigos, e os alcanço; não volto senão depois de os ter consumido.
SL 18:38 - Atravesso-os, de modo que nunca mais se podem levantar; caem debaixo dos meus pés.
SL 18:39 - Pois me cinges de força para a peleja; prostras debaixo de mim aqueles que contra mim se levantam.
SL 18:40 - Fazes também que os meus inimigos me dêem as costas; aos que me odeiam eu os destruo.
SL 37:1 - Não te enfades por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade.
SL 37:2 - Pois em breve murcharão como a relva, e secarão como a erva verde.
SL 37:3 - Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança.
SL 37:4 - Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.
SL 37:5 - Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.
SL 37:6 - E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia.
SL 49:13 - Este é o destino dos que confiam em si mesmos; o fim dos que se satisfazem com as suas próprias palavras.
SL 49:14 - Como ovelhas são arrebanhados ao Seol; a morte os pastoreia; ao romper do dia os retos terão domínio sobre eles; e a sua formosura se consumirá no Seol, que lhes será por habitação.
SL 49:15 - Mas Deus remirá a minha alma do poder do Seol, pois me receberá.
SL 144:1 - Bendito seja o Senhor, minha rocha, que adestra as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra;
SL 144:2 - meu refúgio e minha fortaleza, meu alto retiro e meu e meu libertador, escudo meu, em quem me refugio; ele é quem me sujeita o meu povo.
SL 144:3 - Ó Senhor, que é o homem, para que tomes conhecimento dele, e o filho do homem, para que o consideres?
SL 144:4 - O homem é semelhante a um sopro; os seus dias são como a sombra que passa.
SL 144:5 - Abaixa, ó Senhor, o teu céu, e desce! Toca os montes, para que fumeguem!
SL 144:6 - Arremessa os teus raios, e dissipa-os; envia as tuas flechas, e desbarata-os!
SL 144:7 - Estende as tuas mãos desde o alto; livra-me, e arrebata-me das poderosas águas e da mão do estrangeiro,
SL 144:8 - cuja boca fala vaidade, e cuja mão direita é a destra da falsidade.
SL 144:9 - A ti, ó Deus, cantarei um cântico novo; com a harpa de dez cordas te cantarei louvores,
SL 144:10 - sim, a ti que dás a vitória aos reis, e que livras da espada maligna a teu servo Davi.
SL 144:11 - Livra-me, e tira-me da mão do estrangeiro, cuja boca fala mentiras, e cuja mão direita é a destra da falsidade.
SL 144:12 - Sejam os nossos filhos, na sua mocidade, como plantas bem desenvolvidas, e as nossas filhas como pedras angulares lavradas, como as de um palácio.
SL 144:13 - Estejam repletos os nossos celeiros, fornecendo toda sorte de provisões; as nossas ovelhas produzam a milhares e a dezenas de milhares em nosos campos;
SL 144:14 - os nossos bois levem ricas cargas; e não haja assaltos, nem sortidas, nem clamores em nossas ruas!
SL 144:15 - Bem-aventurado o povo a quem assim sucede! Bem-aventurado o povo cujo Deus é o Senhor.
PV 16:7 - Quando os caminhos do homem agradam ao Senhor, faz que até os seus inimigos tenham paz com ele.
IS 44:24 - Assim diz o Senhor, teu Redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus, e espraiei a terra (quem estava comigo?);
IS 44:25 - que desfaço os sinais dos profetas falsos, e torno loucos os adivinhos, que faço voltar para trás os sábios, e converto em loucura a sua ciência;
JR 1:18 - Eis que hoje te ponho como cidade fortificada, e como coluna de ferro e muros de bronze contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra.
JR 1:19 - E eles pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o Senhor, para te livrar.
EZ 9:4 - E disse-lhe o Senhor: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela.
DN 1:8 - Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.
DN 1:9 - Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.
DN 1:10 - E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois veria ele os vossos rostos mais abatidos do que os dos outros jovens da vossa idade? Assim poríeis em perigo a minha cabeça para com o rei.
DN 1:11 - Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia posto sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias:
DN 1:12 - Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos dêem legumes a comer e água a beber.
DN 1:13 - Então se examine na tua presença o nosso semblante e o dos jovens que comem das iguarias reais; e conforme vires procederás para com os teus servos.
DN 1:14 - Assim ele lhes atendeu o pedido, e os experimentou dez dias.
DN 1:15 - E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos do que todos os jovens que comiam das iguarias reais.
DN 1:16 - Pelo que o despenseiro lhes tirou as iguarias e o vinho que deviam beber, e lhes dava legumes.
DN 1:17 - Ora, quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e em toda a sabedoria; e Daniel era entendido em todas as visões e todos os sonhos.
DN 1:18 - E ao fim dos dias, depois dos quais o rei tinha ordenado que fossem apresentados, o chefe dos eunucos os apresentou diante de Nabucodonozor.
DN 1:19 - Então o rei conversou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso ficaram assistindo diante do rei.
DN 1:20 - E em toda matéria de sabedoria e discernimento, a respeito da qual lhes perguntou o rei, este os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.
MT 5:3 - Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.
MT 5:4 - Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados.
MT 5:5 - Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.
MT 5:6 - Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.
MT 5:7 - Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.
MT 5:8 - Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.
MT 5:9 - Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus.
MT 5:10 - Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.
MT 5:11 - Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa.
MT 5:12 - Alegrai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram aos profetas que foram antes de vós.
MT 5:13 - Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.
MT 5:14 - Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;
MT 5:15 - nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa.
MT 5:16 - Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
MT 6:19 - Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os consomem, e onde os ladrões minam e roubam;
MT 6:20 - mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem os consumem, e onde os ladrões não minam nem roubam.
MT 6:21 - Porque onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
MT 6:22 - A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz;
MT 6:23 - se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!
MT 6:24 - Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
JO 15:18 - Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim.
JO 15:19 - Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
JO 15:20 - Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa.
JO 16:33 - Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
JO 17:14 - Eu lhes dei a tua palavra; e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
JO 17:15 - Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno.
JO 17:16 - Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
JO 17:17 - Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
JO 17:18 - Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.
JO 18:36 - Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; entretanto o meu reino não é daqui.
JO 18:37 - Perguntou-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.
RM 12:1 - Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
RM 12:2 - E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
1CO 2:6 - Na verdade, entre os perfeitos falamos sabedoria, não porém a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que estão sendo reduzidos a nada;
1CO 2:7 - mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, que esteve oculta, a qual Deus preordenou antes dos séculos para nossa glória;
1CO 2:8 - a qual nenhum dos príncipes deste mundo compreeendeu; porque se a tivessem compreeendido, não teriam crucificado o Senhor da glória.
1CO 2:9 - Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.
1CO 2:10 - Porque Deus no-las revelou pelo seu Espírito; pois o Espírito esquadrinha todas as coisas, mesmos as profundezas de Deus.
1CO 2:11 - Pois, qual dos homens entende as coisas do homem, senão o espírito do homem que nele está? assim também as coisas de Deus, ninguém as compreeendeu, senão o Espírito de Deus.
1CO 2:12 - Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreeendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus;
1CO 2:13 - as quais também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito Santo, comparando coisas espirituais com espirituais.
1CO 2:14 - Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque para ele são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
1CO 2:15 - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido.
1CO 2:16 - Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.
2CO 6:14 - Não vos prendais a um jugo desigual com os incrédulos; pois que sociedade tem a justiça com a injustiça? ou que comunhão tem a luz com as trevas?
2CO 7:1 - Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.
GL 6:14 - Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.
2TM 3:1 - Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos;
2TM 3:2 - pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios,
2TM 3:3 - sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem,
2TM 3:4 - traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
2TM 3:5 - tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta-te também desses.
TT 2:11 - Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens,
TT 2:12 - ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente,
HB 11:13 - Todos estes morreram na fé, sem terem alcançado as promessas; mas tendo-as visto e saudado, de longe, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.
HB 11:14 - Ora, os que tais coisas dizem, mostram que estão buscando uma pátria.
HB 11:15 - E se, na verdade, se lembrassem daquela donde haviam saído, teriam oportunidade de voltar.
HB 11:16 - Mas agora desejam uma pátria melhor, isto é, a celestial. Pelo que também Deus não se envergonha deles, de ser chamado seu Deus, porque já lhes preparou uma cidade.
TG 1:27 - A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.
TG 4:4 - Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
TG 4:5 - Ou pensais que em vão diz a escritura: O Espírito que ele fez habitar em nós anseia por nós até o ciúme?
TG 4:6 - Todavia, dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes.
1PE 2:11 - Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma;
1PE 2:12 - tendo o vosso procedimento correto entre os gentios, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.
1JO 2:15 - Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
1JO 2:16 - Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo.
1JO 2:17 - Ora, o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
1JO 5:4 - porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.
1JO 5:5 - Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?
AP 2:7 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.
AP 2:12 - Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois gumes:
AP 2:13 - Sei onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; mas reténs o meu nome e não negaste a minha fé, mesmo nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.
AP 2:14 - entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, induzindo-os a comerem das coisas sacrificadas a ídolos e a se prostituírem.
AP 2:15 - Assim tens também alguns que de igual modo seguem a doutrina dos nicolaítas.
AP 2:16 - Arrepende-te, pois; ou se não, virei a ti em breve, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.
AP 2:17 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.
AP 3:21 - Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono.
AP 3:22 - Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.
AP 21:7 - Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.