Estudo 4
PÔR QUE SE PODE
Confiar na bíblia
A HISTÓRIA E CIÊNCIA
A exatidão histórica da bíblia foi outrora amplamente posta em dúvida. Os críticos, por exemplo, questionavam a existência de personagens bíblicos tais como o Rei Sargão, da Assíria, Belsazar, de Babilônia, e o governador romano Pôncio Pilatos. Mas, descobertas recentes têm confirmado um relato após outro. Assim o historiador Moshe Pearlman escreveu: “Subitamente, os cépticos que duvidavam da autenticidade até mesmo das partes históricas do Velho Testamento, passaram a rever os seus conceitos.”
Se havemos de confiar na bíblia, ela deve ser também exata quanto a assuntos científicos. Será que é? Não muito tempo atrás, os cientistas, em contradição com a Bíblia, afirmavam que o universo não teve princípio contudo, o astrônomo Robert Jastrow recentemente apanhou para nova informação que refutam isso, explicando: “Agora vemos como a evidência astronômica leva a um conceito bíblico sobre a origem do mundo. Os pormenores diferem, mas os elementos essenciais no relato astronômico e nos relatos bíblicos de Gênesis, são os mesmos.” - Gênesis 1:1.
Os homens também, mudaram os seus conceitos sobre o formato da terra. “[As] viagens de descobrimento”, explica The World Book Encyclopedia (Enciclopédia do Livro Mundial), “mostramos que o mundo era redondo, e não plano, como cria a maioria das pessoas”. Mas, a Bíblia sempre esteve correta! Mais de 2.000 anos antes dessas viajes, a Bíblia dizia, em Isaías 40:22: “Há Um que mora acima do círculo da terra”, ou, como dizem outras traduções, “o globo de terra”, (Pontifícios Inst. Bíblico) ou “a redondeza da terra” (Almeida, atualizada).
Por conseguinte, quanto mais os homens aprendem tanto maior é evidente de que se pode confiar na Bíblia. Um ex-diretor do Museu Britânico, Sir Frederic Kenyon, escreveu: “Os resultados já conseguidos confirmam o que a fé sugeria, isto é, que a Bíblia só tem a ganhar com o aumento de conhecimento”.
A PREDIÇÃO DO FUTURO
Mas será que podemos mesmo confiar nas predições da Bíblia para o futuro, incluindo as suas promessas de ‘novos céus e uma nova terra justa’? (2 Pedro 3:13; Revelação [Apocalipse] 21:3,4) Pois bem, quais têm sido os antecedentes de confiabilidade de Bíblia? Vez após vez profecias dadas com fé mesmo centenas de anos de antecedência se cumpriram nos mínimos detalhes!
Por exemplo a Bíblia predisse a derrubada da poderosa Babilônia uns 200 anos antes disso acontecer. De fato, os medos, que se alinharam aos persas, foram mencionados nominalmente como sendo os conquistadores. E, embora Ciro, o rei persa, ainda não tivesse nem nascido, a Bíblia predisse que seria uma figura destacada na conquista. Ela disse que águas protetoras de Babilônia, o rio Eufrates, ‘teria de secar-se’ e que ‘nem mesmo os portões [de Babilônia] se fechariam’. - Jeremias 50:38; Isaías 13:17-19; 44:27-45:1.
Esses detalhes específicos se cumpriram, como relatou o historiador Heródoto. Alem disso, a Bíblia predisse que Babilônia por fim se tornaria em ruínas desabitadas. E foi exatamente isto que aconteceu. Hoje, a Babilônia é um desolado amontoado de escombros. (Isaías 13:20-22; Jeremias 51:37, 41-43) E a Bíblia está repleta de outras profecias que tiveram um cumprimento espetacular.
O que, estão, prediz a Bíblia concernente ao anual sistema de coisa do mundo? Ela diz, “Lembre-se que nos últimos dias [ou: “na era final deste mundo”, A Nova Bíblia Inglesa] virão momentos difíceis. Os homens se tornaram egoístas, gananciosos, cheios de si, orgulhosos, injuriadores de Deus, desobedientes aos pais, ingratos e maus. Não terão mais feição, nem espírito de união... mais amigos dos prazeres do que de Deus. Alguns conservaram a aparência de religião, mas não a viveram na pratica.” - 2 Timóteo 3:1-5, Bíblia Fácil.
Certamente, estamos presenciando o cumprimento disso! Mas, a Bíblia também prediz o seguinte para a “era final deste mundo”: “Nação se levantará contra nação e reino contra reino, e haverá escassez de víveres.” Além disso, “haverá grandes terremotos, e, num lugar após outro, pestilência”. - Mateus 27:7 Lucas 21:11.
Certamente, as profecias bíblicas estão se cumprindo! Então, o que dizer de promessas ainda a serem cumpridas, tais como: “Os próprios justos possuíram a terra de residirão sobre ela para todo o sempre”, e “terão de forjar das duas espadas relhas de arado... nem aprenderão mais a guerra”? - Salmo 37:29; Isaías 2:4.
‘Isto é bom demais para ser verdade’, alguns talvez digam. Mas realmente, não há motivos para duvidarmos de qualquer coisa que o nosso Criador promete. Pode-se confiar na Sua palavra! (Tito 1:2) Por examinar adicionalmente as evidências, você ficará ainda convencido disso.